badge

A Pitoquinha

gosto tanto de ti que nem sei

19.11.09

E aquela é qual parte?

Primo Dinis: ó cáminha o que é aquilo?
Eu: é a hóstia.
Primo Dinis: e o que é a hóstia?
Eu: é o Corpo de Cristo.
.....

....................

....................................................

Primo Dinis: e aquela é qual parte do corpo?
~_~

Depois de rir, silenciosamente, lá me recompus:
Eu: não é o corpo mesmo, é uma bolachinha a fazer de conta.
Primo Dinis: então se é uma bolachinha eu também quero que estou com fome.
Pitoca: é, queres queres, a minha mãe nem me deixa a mim ir lá e ando aqui, nem ela vai comer uma, também não te vai deixar a ti.

Ela: Assobiar é feio?
Eu: Não.
Ela: Mas a Avó diz que é.
Eu: Ai sim? Porquê?
Ela: Diz que é feio e pronto.
Eu: Sabes, antigamente, quando a avó era novinha, as coisas eram diferentes, e a maneira de pensar também. Havia coisas que só os homens é que faziam, e assobiar era uma delas, e as mulheres pensavam que assobiar era coisa de homem e só algumas mulheres que trabalhavam em certos sítios é que assobiavam, então as mulheres não assobiavam para não serem confundidas com mulheres que trabalhavam nesses sítios. Nesse tempo também eram poucas as mulheres que íam trabalhar, e mesmo estudar, ficavam em casa a tratar da casa e dos filhos e tinham que ter tudo bem limpinho para os maridos. Sabes, nem podiam ir votar.
Ela: NÃO PODIAM VOTAR? Fogo.
Eu: A avó, por acaso até nem é velha, mas a cabeça dela ainda está agarrada a esse tempo, e esqueceu-se de evoluir, de modernizar, ela é moderna para ir à Zara comprar roupa e isso, mas nas coisas das mentalidades ficou ainda em 1960. percebes? a cabeça dela não pensa tudo como o ano 2009. Nesse tempo os homens pensavam que eram melhores que as mulheres, e para serem eles a mandar e elas obedecerem diziam certas coisas, mas o que é certo é que as mulheres podem fazer as mesmas coisas, estudar, trabalhar, conduzir, até podem ser chefes, e mais, as mulheres até são muito melhores que os homens. Fazem tudo e ainda por cima podem ter bebés.
Ela: Ah! É assim como aquilo que tu dizes dos homens... Como é que é?
Eu: Não sei, o quê?
Ela: Aquilo que os homens não podem fazer as coisas e blá blá blá e que tu até consegues conduzir e falar ao telemóvel e isso. É isso?
Eu: É isso mesmo filha. O cérebro que nós vimos no museu tinha 5 partes que eram os 5 sentidos, não é? Mas esse era um cérebro de mulher...

;)

10.11.09

Os miúdos são um espectáculo

No domingo fomos ao Museu da criança ao atelier de Matemática.
Como chegámos cedo aproveitámos para fazer uma visita à nova exposição: Os Sentidos.

A exposição começa com uma grande cabeça que se abre e tem lá dentro o cérebro dividido em 5 sentidos.

Pois bem, a nossa guia começa a visita a explicar-nos o que se passa, e aparece mais um pai e filho (que devia ter uns 4/5 anos).

A rapariga, muito simpática, pergunta o nome do menino e diz:
- Então Francisco, sabes o que é isto?
- Uma cabexa
- E o que temos nós na nossa cabeça?
- O cabelo
- Sim, muito bem, e por baixo do cabelo?
- Os piolhos.

Digam lá se as crianças não são mesmo queridas!!
;)

5.11.09

Dia de Teste

Como a Pitoquinha esteve uma semana fora das aulas acabou por faltar ao dia do teste.

Pois bem, ontem foi o dia dela o fazer.

Perguntei-lhe como tinha corrido e ela, um pouco timidamente, disse "foi bem mas errei uma..."
Ela: A professora enganou-me... Eu não sabia muito bem a ordem decrescente, entãooo já não me lembrava, e a Raquel disse "tens a certeza? achas que é?" e depois eu apaguei e fiz 1,2,3,4,5 e estava mal.

E começou a chorar, grossas lágrimas escorriam, tadinha da minha filha.

Eu: O que é que nós já falámos sobre copiar?
Ela: Ma eu não copio, nem copiei.
Eu: Espera, ouve-me
Ela: Mas tu estás a pensar que eu copiei.
Eu: Ouve a mãe até ao fim, está bem? Eu não te disse que já que não se copia porque podemos estar a fazer bem e o colega ter mal, copiamos, pensamos que ele tem bem e depois erramos, foi o que te aconteceu, tu estavas a fazer bem mas foste confiar na Raquel que acabou por te enganar, vês? Tens que ter confiança no teu trabalho, e não te importes com o que os outros fazem ou dizem.
Ela: Está bem mãe, mas eu nunca copiei.
Eu: Sim filha, mas isto só quer dizer uma coisa, que tens que estudar, porque afinal pensas que sabes tudo e não é verdade, já te tinhas esquecido da ordem crescente e decrescente. Ainda por cima ontem estivemos a treinar, e tu sabias porque me respondeste bem.

Tadinha chorou um bocadinho mais, eu abracei-a, pedi para não ficar nervosa, "às vezes eu também erro nas minhas respostas, mas por isso é que tu me vês a estudar, para aprender mais, e para ter certeza daquilo que penso, agora ainda estás a começar, mas os dias vão passando e vais aprender cada vez mais coisas, se deixas passar estas coisas porque achas que sabes tudo as próximas não entendes, e vai sendo cada vez mais difícil".

Espero que ela se continue a preocupar tanto com os erros, porque só assim terá vontade de os corrigir e fazer sempre melhor, em tudo na vida.

Amo-te filha.

4.11.09

Minha Filha:

Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há também aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol.

Tu és o nosso sol.

Estou no Blog.com.pt