badge

A Pitoquinha

gosto tanto de ti que nem sei

21.3.06

Preguiça de mastigar

Preguiça de mastigar

Muitas mães preparam a comida dos seus filhos batendo tudo no liquidificador porque dizem que eles só comem se tudo estiver bem mole. Vida boa é essa, hein? Nananão. Saiba que essa preguiça de mastigar é prejudicial para a saúde do seu pequeno.
Vamos explicar o porquê da bronca. Na maioria das vezes, a preguiça de mastigar acontece pela hipotonia dos músculos da língua, lábios e bochecha, isto é, a flacidez desses músculos. A flacidez existe por falta de exercício na região oral.
Essa flacidez traz sérios prejuízos principalmente na formação dos dentinhos e aquisição da fala. Os músculos flácidos não conseguem fechar os lábios e a criança começa a respirar pela boca. A respiração oral deixa ainda mais os músculos flácidos e a respiração nasal fica mais difícil, como um ciclo vicioso.
A respiração pela boca, principalmente se associada ao uso de chupetas, biberons ou sucção de dedo, deformam a arcada dentária da criança e esta terá problemas na aquisição da fala. Você percebeu o tamanho da encrenca por querer “ajudar” o seu filhotinho?
“Respiração oral acarreta mais tarde em problemas como cansaço e falta de concentração, onde juntamente com problemas de fala, dificultará a aprendizagem na escola”, esclareceu a fonoaudióloga Jamile Elias Canetto.
Como corrigir? - Os danos são perigosos, mas há meios de prevenção para a preguiça de mastigar. O melhor exercício até os seis meses de vida da criança é a amamentação no peito. Ao sugar a criança exercita a região oral. Com biberão ou chupeta, o bebê não necessita fazer força alguma.
Ao introduzir novos alimentos, a mãe nunca deverá bater os alimentos no liquidificador. As papinhas devem ser amassadas no garfo e oferecidas à criança para que se acostume com as diferentes consistências, texturas e sabores.
“Deixe as papinhas aos poucos mais consistentes e quando os dentinhos começarem a aparecer, pedacinhos de legumes, verduras, carnes e frutas devem fazer parte da alimentação”, ensina a fonoaudióloga.
Outras dicas – Estimule a criança a mastigar bem, para não engolir a comida inteira e correr o risco de asfixiar. Faça da hora de comer um momento de carinho. Ter hora para as refeições e sentar-se à mesa mesmo com o cadeirão devem ser hábitos estimulados desde pequeno. Comer em frente à televisão ou fazer brincadeiras na hora da comida pode distrair a criança que não mastigará direito.
Com um ano e meio a dois a criança já está apta a comer a mesma comida do adulto, sem a mãe precisar amolecer ou amassar. Respeitando cada fase, a musculatura oral terá força para o bom desenvolvimento das estruturas faciais, como arcada dentária e mandíbula, facilitando assim a respiração nasal e a aquisição da fala.

5 Comments:

At 11:17 da tarde, Blogger amigona avó e a neta princesa said...

Adorei conhecer...

beijinhos para a pitoquinha...

 
At 11:03 da manhã, Blogger Abelhinha said...

A minha Inês ainda usa chupeta. O pediatra não se alarma com isso.

Quanto ao mastigar, já ela o fazia ainda antes de ter dentes (os dentes nasceram tarde quase com 9 meses). Sempre tive dificuldade em dar-lhe alimentos demasiado passados. A sorte foi que mamou exclusivamente leite materno até aos 6 meses.

Hoje com quase 4 anos, come tudo sozinha.

Graças a Deus não tive nenhuma destas dificuldades com a minha gaiata.

Beijinhos

 
At 11:10 da manhã, Blogger Mim said...

Com a minha também não tive desses problemas.
No entanto quando li este artigo lembrei-me de o copiar pq infelizente há crianças que não mastigam, eu por acaso conheço 1 caso assim.

 
At 1:23 da tarde, Blogger aos meus olhos said...

Oh querida, é tão bom falar... mas nem sempre bom de aplicar na prática. Passo a explicar: a mais velha hoje com 14 anos, não comia, nem passado nem por passar, começámos a ter "grandes arrelias" às refeições, simplesmente não comia; a do meio, hoje com 11 anos, mal me dava tempo de despir o casaco, ao chegar a casa já tinha que ir para a frente do fogão, com 9 meses a única palavra que dizia era "papa!!!", comia inteiro, passado, duro mole, TUDO!! Uma beleza!! já a mais nova, que tem 2 anitos, me faz voltar aos tempos primórdios não come de qqer maneira, só comida bem passada. Resumindo e baralhando (q já me alonguei demais), a do meio tem problemas com a dentição e era a que melhor comia, a mais velha come melhor que nunca e não problemas de qqer espécie alguma com dentes e maxilares e a mais nova ainda vamos ver. Mas vai ser da maneira que tiver que ser, estar atentos e corrigir qdo possível, mas há coisas que não conseguimos mudar, de qqr forma o artigo realmente pode ajudar mta gente.
bjitos

 
At 7:09 da tarde, Blogger nuvem cor de rosa said...

hummm, eu ia escrever uma coisa.... mas depois li o comentário da ana.... e já não vou dizer o mesmo... ou melhor, vou só dizer k ainda bem k escreveste este post porque gerou discussão e da discussão nascem ideias...

sorry, isto de tar tanto tempo deitada atrofia as ideias..... :)

 

Enviar um comentário

<< Home

Estou no Blog.com.pt