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A Pitoquinha

gosto tanto de ti que nem sei

29.4.09

Porque é que as crianças não trazem manual de instruções?

Cada vez me convenço mais de que devia haver um curso para os futuros pais, com direito a exame final.

Bem sei que não fui uma mãe exemplar nos primeiros tempos de vida da minha pitoquinha. Não guardei resguardo durante os primeiros três meses... Pois não Logo na primeira semana fomos almoçar ao shopping.
E nunca mais ficámos em casa sossegadinhas.
Levantava-me de manhã, tomava a banho e lá ia eu para casa da Bicas almoçar, café, pingo doce, etc. Ora isto dá que a criança agora é completamente eléctrica.

Pois, pois, metia-me no carro e lá ia eu e ela sempre a falar e a cantar, contava-lhe o que se passava na rua, os barcos que estavam no rio, quantas pessoas já estavam na praia, etc, etc.
Dormir que é bom tá quieto.
E à noite??! Claro que ela queria conversa, televisão ligada, musica, companhia, pudera!...

Mas enfim, esse tempo já lá vai e o agora é que importa, e vamos sempre a tempo de compensar os erros (digo eu).

Não há dia que não lhe diga que ela é linda, maravilhosa, a minha vida, a luz dos meus olhos, que a amo mais que tudo daqui até ao infinito e voltar, que tudo o que ela faz é lindo e maravilhoso, que é a minha filha mais perfeita, que nem que encomendasse conseguia pedir tanto (será exagero?).

Bem, o meu drama agora é que tanto amor a pressione. Não quero que ela cresça a pensar que é a melhor, ou que tem que o ser, claro que gostava que fosse, mas não tem que ser, nem tem que ser perfeita, tem apenas que ser equilibrada e feliz, e não é isso que todos queremos para os nossos filhos?

Um dia destes o papis disse-me que ela se queixou "gostava tanto de saber fazer o meu nome em manuscrito..."
Papis: Mas tu sabes
Ela: Não não sei, a S. está sempre a dizer que eu faço mal, que está mal, diz que eu não sei
Papis: Mas a S. está para ensinar e quando fores para o 1º ano vais aprender.

Bem, a conversa foi mais ou menos assim, e o papis ficou muito preocupado "será verdade?"

Será um grito de SOCORRO?
Será que precisa de ajuda nos trabalhos ou precisa de mais atenção? Será atenção a mais?
Será um problema de auto-estima?
Será que é demasiado pressionada? Será que se sente abandonada?

É frequente ela dizer que a colega A ou B desenha melhor, que tem coisas mais giras, que tem roupas da Kitty, enfim, tento sempre descansá-la, porque com o tempo vai aperfeiçoar os desenhos, que talvez ela faça tudo a despachar e que afinal tem é que ter mais brio, que as roupas dela são lindas e que quando formos às compras ela tem que ver muito bem o que quer, etc.
O certo é que ela lá vai dando dicas de que algo vai mal... e nós o que fazemos? Umas vezes tentamos resolver da forma mais fácil, comprando a tal camisola da kitty. Quando o tempo assim o permite, sentamo-nos e vamos desenhar juntos. Mas será que chega? Será esta a forma?

Os problemas das crianças são tão graves como os nossos. Nós é que estamos demasiado ocupados a olhar para o nosso umbigo para o perceber. Esquecemo-nos de os ajudar, de lhes dar a importância que efectivamente têm.
Isto é grave. A criança precisa de ajuda e tudo fará para resolver o seu problema do momento.
A necessidade de resolver os problemas e medos levará a criança a mentir, a bater noutras crianças, a indisciplina, e distúrbios vários, aos quais, tanto os pais como os educadores, deveriam prestar a MÁXIMA atenção.

Não se pode viver no "deixa andar", esperando que cresça e que perceba. Estamos sempre a adiar "quando tiver 5 anos..." "quando tiver 10 anos..." "quando tiver 15 anos...", é isso mesmo... e quando tiver 15 anos??? Que vamos nós fazer? Vamos ficar a assistir no sofá a um qualquer telejornal que mostre o vandalismo nas salas de aula para tomarmos medidas nessa altura? Vamos culpar o governo do Sócrates ou do Cavaco ou de qualquer Governante? Vamos dizer que a Ministra da Educação não presta?

Deixamos as nossas crianças entregues aos cuidados de terceiros e esperamos que os eduquem e assim é muito mais fácil apontar culpados "foi a educadora, a empregada da cantina, o professor de educação física, etc, etc.
E os Pais?
Os pais não têm culpa nenhuma, porque, coitadinhos..., estavam a trabalhar para a criancinha andar no colégio, para ir a visitas de estudo, para comprar os ténis XPTO, para ter o último telemóvel da moda.

Afinal de que precisam as nossas crianças?
O que estamos nós, os PAIS, a fazer pelas nossas crianças?

Que futuro há para as nossas crianças? Estamos a construir ou a destruir?

1 Comments:

At 7:12 da tarde, Anonymous Senisga said...

Ok... vamos por partes.... Em 1º lugar, a S. deve ser educadora ou professora, não? Se for, gravíssimo.... Não se diz a uma criança que anda no Jardim de Infância que não sabe fazer o nome manuscrito; pois claro que não sabe.... Por que motivo se ensina a letra manuscrita no 1º ano? Porque é nessa altura (uns mais, outros menos, como em tudo), que as crianças desenvolvem a motricidade fina, que lhes permite fazer desenhos, letras, números, mais redondinhos, como na letra manuscrita....
Não sou mão, como sabes, mas estou a caminho.... Felizmente temos uma família grande, cheia de crianças a quem vamos mudando as fraldas, e vamos vendo os exemplos. De vocês todas tiro o que quero e o que não quero fazer, mas a ideia que tenho cada vez mais é que não há fórmula.... Nem para se bem educar, nem para coisa nenhuma.... Porque as crianças, tal como nós, adultos, têm uma personalidade, e, tal como os adultos, não respondem aos nossos estímulos, carinhos, críticas, da forma que queremos.... são uma caixnha de surpresas....
Pela minha experiência de Professora, principalmente os mais pequenitos, têm mais tendência a dizer que a letra está feia, que os desenhos são feios, que fica tudo mal feito.... Não caio no exagero de dizer: ah, não, meu querido olha que desenho tão lindo, mais maravilhoso.... porque se eles acham que está maravilhoso, não se mexe mais..... e fica assim. Digo em desenhos e na letra..... Portanto o que digo são coisas do género; "tu és pequenino, é normal não conseguires fazer as coisas como os meninos grandes, já viste que andam na escola há mais tempo que tu? Quando fores maior também vais conseguir fazer melhor, vais treinando e esforçando-te. O que interessa é que fique como tu sabes". Ou seja, tento melhorar a auto-estima, não caindo no exagero a dizer que está maravilhoso, mas o mais importante é levá-los a perceber que cada um tem o seu ritmo, que somos todos diferentes; e ninguém tem que ser igual a ninguém; não tem que ser melhor ou pior. Se a Pitoquinhas não sabe fazer a letra manuscrita é porque não é suposto saber, daí no colégio ainda não terem ensinado. Se quiser aprender por ela, muito bem; não tem que querer aprender pq há uma naba a dizer que ela não sabe... toma, toma....
Bem, isto é a minha experiência de prof.... este ano tenho um aluno muito engraçado que me faz desenhos, dobra a folha em 30 mil partes e me diz: professora, gostaste do meu desenho? está horrososo não está? E eu digo: achas Rodrigo? Está lindo, eu vi que foi feito com muito carinho. ( o que é que hei-de dizer de um desenho dele com a professora cheio de florzinhas e corações?)
Beijocas para vocês.....

 

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