badge

A Pitoquinha

gosto tanto de ti que nem sei

27.8.09

Hoje cheguei a casa para almoçar e encontrei a Pitoquinha sentada no sofá a ler o livro da Sininho.

"Estás a ler?"
"Xim"
"E consegues ler tudo?"
"Hihihi"
"Estás a juntar as letras?"

A seguir ao almoço fomos tomar um café e lá foi ela de livro debaixo do braço.

Já quer dar um ar de miúda crescida, que sabe ler perfeitamente, levou marcador de página e tudo.

Ai filha, és mesmo um espectáculo.

Na semana passada fomos ao regresso às aulas (publicidade à parte) e comprámos:
- Mochila Hannah Montana
- Estojo (Idem)
- Lápis de carvão (triangular porque a Senisga disse que eram os melhores para a motricidade fina)
- Lápis de cores (triangulares)
- Borrachas
- Afia
- Um cesto para os papéis que vai ficar mesmo bem no novo quarto
E acho que mais coisas mas não me lembro.

Quando fomos lavar os dentes disse-lhe:
- Espero bem que estudes, não precisas de ser a melhor, tens é que te esforçar por ser boa aluna.
- Olha, eu sou a mais esperta da minha sala, sabias?
- Ai és? Mas eu não quero que sejas a mais esperta da tua sala.
- Pronto, sou a mais inteligente.
- Sim filha, eu quero é que tu aprendas e gostes de aprender, porque a vida não está para ser suficiente.
- Hã?
- Sabes, estudar é muito bom, vai haver momentos que tu vais detestar, e não vais querer andar na escola, porque é mais giro ir para a borga com os amigos. Mas só quem estuda é que melhora.
- Está bem, eu estudo.

Diz o papis:
- Ela devia ter pago as coisas com o dinheiro dela.
Eu: Olha J. nós compramos estas coisas para ires para a escola porque somos uns pais porreiros, e é nossa obrigação proporcionar-te boa educação, portanto vê se fazes por merecer senão da próxima vez vais tu comprar com o teu dinheiro da Play Station, OK?

A mim parece-me que ela é mesmo inteligente e vai merecer, pelo menos já está a tentar ler... e sozinha.

2 Comments:

At 9:30 da manhã, Blogger Senisga said...

Olá!!!
Muito bem, lápis triangulares..... As minhas dicas já servem para alguma coisa.....
Ah e nada de oferecer prendas porque se passa de ano, hein? O passar de ano não tem que ser um peso, principalmente para crianças que têm dificuldades (que não é o caso da Pitoquinhas, mas fica o conselho para quem lê). E também não têm que andar o ano todo a pensar que têm que passar para terem um mp3 ou uma playstation, ou um telemóvel.....

Nós trabalhamos, é a nossa obrigação; eles estudam, é a deles. E estudam por eles, estão a trabalhar para o futuru deles. Ponto...

 
At 9:54 da manhã, Blogger Mim said...

Eu tinha uma vizinha que ganhava dinheiro por cada nota que tirava, e se fosse negativa tinha que pagar ao pai.
Claro que ela sempre teve boas notas. Era poucos anos mais velha do que eu, porque me lembro de ainda andar na escola e ela já ter entrado na faculdade.
Várias vezes reflecti se seria bom, no meu caso nem por isso porque eu não era uma aluna assim tão brilhante, passava, mas nada de cincos.

Já mais recentemente assisti uma familia que ofereceu nitendos porque as filhas terminaram o ano (= classe do nosso tempo) e perguntei-me uma vez mais se seria correcto.

Bem sei que muitas vezes digo à Pitoquinha que tem que se portar bem, comer tudo, não ser mal educada, teimosa, essas coisas, caso contrário não merece qualquer coisa que ela queira muito, tipo queres esse brinquedo então vais ter que merecer e até ao final da semana tens que te portar bem.

O que acontece é que ela é pequena e rapidamente se esquece de se portar bem, e o que também acontece é que eu a maioria das vezes acabo na emsma por lhe dar o que ela quer.

Continuo a achar que devia haver um curso para pais, principalmente para mães que amam demais, como é o meu caso.

 

Enviar um comentário

<< Home

Estou no Blog.com.pt