badge

A Pitoquinha

gosto tanto de ti que nem sei

5.11.09

Dia de Teste

Como a Pitoquinha esteve uma semana fora das aulas acabou por faltar ao dia do teste.

Pois bem, ontem foi o dia dela o fazer.

Perguntei-lhe como tinha corrido e ela, um pouco timidamente, disse "foi bem mas errei uma..."
Ela: A professora enganou-me... Eu não sabia muito bem a ordem decrescente, entãooo já não me lembrava, e a Raquel disse "tens a certeza? achas que é?" e depois eu apaguei e fiz 1,2,3,4,5 e estava mal.

E começou a chorar, grossas lágrimas escorriam, tadinha da minha filha.

Eu: O que é que nós já falámos sobre copiar?
Ela: Ma eu não copio, nem copiei.
Eu: Espera, ouve-me
Ela: Mas tu estás a pensar que eu copiei.
Eu: Ouve a mãe até ao fim, está bem? Eu não te disse que já que não se copia porque podemos estar a fazer bem e o colega ter mal, copiamos, pensamos que ele tem bem e depois erramos, foi o que te aconteceu, tu estavas a fazer bem mas foste confiar na Raquel que acabou por te enganar, vês? Tens que ter confiança no teu trabalho, e não te importes com o que os outros fazem ou dizem.
Ela: Está bem mãe, mas eu nunca copiei.
Eu: Sim filha, mas isto só quer dizer uma coisa, que tens que estudar, porque afinal pensas que sabes tudo e não é verdade, já te tinhas esquecido da ordem crescente e decrescente. Ainda por cima ontem estivemos a treinar, e tu sabias porque me respondeste bem.

Tadinha chorou um bocadinho mais, eu abracei-a, pedi para não ficar nervosa, "às vezes eu também erro nas minhas respostas, mas por isso é que tu me vês a estudar, para aprender mais, e para ter certeza daquilo que penso, agora ainda estás a começar, mas os dias vão passando e vais aprender cada vez mais coisas, se deixas passar estas coisas porque achas que sabes tudo as próximas não entendes, e vai sendo cada vez mais difícil".

Espero que ela se continue a preocupar tanto com os erros, porque só assim terá vontade de os corrigir e fazer sempre melhor, em tudo na vida.

Amo-te filha.

Estou no Blog.com.pt